Você que está antenado em novas tendencias já deve ter ouvido falar em NoSQL. Basicamente esse termo é utilizado para definir banco de dados não-relacionais, algo que rompe toda uma historia dos banco relacionais.
Seu autor Carlo Strozzi tem uma frase que defini bem:
"é completamente distinto do modelo relacional e portanto deveria ser mais apropriadamente chamado "NoREL" ou algo que produzisse o mesmo efeito".
Aqueles que gostam de historia, te recomendo a dar uma navegada por esses sites:
O foco desse nosso POST é dar inicio a utilização de um banco de dados não-relacional, inicialmente irei mostrar como instalar o banco e configura-lo para ficar como um serviço do windows.
Ao inicial o sistema operacional, juntamente com ele o serviço do nosso banco de dados. Venho estudando e utilizando em alguns projetos o banco "MongoDB". http://www.mongodb.org/.
MongoDB é uma aplicação de código aberto, de alta performance, sem esquemas, orientado à documentos.
Ao inicial o sistema operacional, juntamente com ele o serviço do nosso banco de dados. Venho estudando e utilizando em alguns projetos o banco "MongoDB". http://www.mongodb.org/.
MongoDB é uma aplicação de código aberto, de alta performance, sem esquemas, orientado à documentos.
Nesse mundo de NoSql ele é um cara bastante conhecido e utilizado por muita gente grande como Twitter, Facebook etc que por sua vez são sistemas que necessitam de alta escalabilidade nas consultas e utilização de compartilhamento de informações entre servidores.
Suas bibliotecas são escritas em C++ e utiliza técnicas avançadas em recorrer totalmente a memoria para leitura dos dados.
Começamos fazendo o download da biblioteca que está disponível no site oficial http://www.mongodb.org/downloads.
Após teremos que criar duas pastas para apontar ao mongo aonde os arquivos do repositório será armazenado.
md data
md data\db
Depois de criada as pastas, teremos que navegar até a pasta em que baixamos e executar o Mongod.exe
Com a execução realidade com sucesso você poderá testar se o serviço está rodando corretamente. Vá até o seu navegador de preferencia e escreva a seguinte URL http://localhost:27017/
Se você reparar no gerenciador de processos da sua maquina vai ver um processo chamado mongod.exe. Muito fácil não é? isso já seria suficiente para começar a utilização do banco.
Mas como disse inicialmente vamos coloca-lo na inicialização do sistema operacional, para isso execute o seguinte comando:
Fique atento se o arquivo mongod.cfg existe no diretório, caso contrario execute os seguintes comandos para criar o diretório de log.
md C:\mongodb\log
echo logpath=C:\mongodb\log\mongo.log > C:\mongodb\mongod.cfg
Agora o arquivo mongod.cfg foi gerado, após efetuado o procedimento com sucesso, execute novamente o comando para instalação do serviço.
Reinicie o sistema operacional e verá que o serviço será iniciado...
Acessando a URL http://localhost:28017/ terá um gerenciador bastante simplificado aonde é mostrado algumas atividades do banco.
Uma outra dica bastante produtiva seria a utilização de um gerenciador com uma interface gráfica um pouco mas amigável.
http://robomongo.org/ é uma biblioteca também de código aberto de muito fácil configuração e utilização, nela você terá um ambiente gráfico para gerenciar suas bases no MongoDB.
Apenas lembrando que testei esse procedimento de instalação nos sistema operacional windows 7 ultimamte 64 bits e windows server 2008 R2 Enterprise.
É isso ai! Espero ter ajudado.
Abraço =)
"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."
José de Alencar
Bacana...
ResponderExcluirJa utilizei o mongodb e criei um projéto de exemplo com JPA...
Recomendo...